sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rio Parnaíba

O rio Parnaíba, conhecido como "Velho Monge", é um rio brasileiro que banha os estados do Piauí e do Maranhão.

Toda a economia, toda a história deste Estado de alguma maneira se liga ao Parnaíba tem um importante papel sócio-econômico. Isto se verifica, principalmente, pela potencialidade de seus recursos naturais que propiciam aptidão para o desenvolvimento de inúmeras atividades: pesqueiras e agropastoris, de navegabilidade, de energia elétrica, de abastecimento urbano, de lazer, dentre outras.
A possibilidade de navegação deste rio facilitou o povoamento e as comunicações até pouco tempo atrás. Hoje, a navegação é feita, principalmente na época de cheias, por pequenas embarcações.

Rios importantes

Rio São Francisco



§Extensão: 2.700 quilômetros – desde a Serra da Canastra, no município mineiro de São Roque de Minas, onde nasce, até a sua foz, entre os estados de Sergipe e Alagoas.
§
§Área da Bacia: 634 mil km2
§Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) / Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico.
§
§O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidrelétricas.


Importância para a sociedade




É irrefutável a importância dos rios e de suas águas para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do país. No entanto, a degradação de um rio é como uma veia entupida de uma pessoa que pode levá-la à morte. Para mudar esse cenário é preciso ampliar a conscientização junto aos Governos na manutenção e recuperação dos regimes naturais dos rios compatibilizando os seus diversos usos como o abastecimento de água", alertou Samuel Barrêto, coordenador do programa Água para a Vida do WWF-Brasil. 


§
O rio São Francisco oferece condições naturais de navegação durante todo o ano, cuja profundidade varia de acordo com o regime de chuvas (calado). Seu porto mais importante é o de Pirapora (MG), interligado aos portos fluviais de Petrolina(PE) e Juazeiro(BA) e aos marítimos deVitória(ES), Rio de Janeiro (cidade) (RJ), Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto de Suape (PE), através de rodovias e ferrovias.
A população que vive nesta localidade encontra no rio uma única alternativa para vencer as dificuldades da escassez de água, desenvolvendo atividades de pesca e agricultura. Além disso, os ribeirinhos utilizam o rio para desempenhar várias atividades cotidianas, desde lavar pratos, regar as plantas, como também lavar roupas. Assim, criou-se uma relação de dependência entre essas pessoas e o rio, que passou a ser não somente fonte de sobrevivência, mas também se constituiu numa referência para costumes e hábitos

Formação dos Rios no Planeta Terra

Os rios devem sua formação principalmente ao período de vulcanismo ocorrido na Terra primitiva.
Praticamente dez por cento (10%) do material ejetado nessas erupções vulcânicas constituía-se de vapor d'água.  
Um rio origina-se a partir do momento que as águas subterrâneas são expelidas ou afloram para a superfície, desse modo vão se acumulando e formam um olho-d’água. Esse possibilita o surgimento de um filete e, em razão das irregularidades do solo (vertentes), começam a escoar suas águas por um extenso percurso até atingir e adquirir a condição de um riacho, depois vai encorpando e torna-se um córrego e, por fim, um regato. 
O regato, à medida que escoa suas águas, recebe contribuição de afluentes menores, assim, seu curso se torna mais caudaloso e isso o eleva à categoria de ribeirão. A partir do momento em que o ribeirão adquire certa largura, alcança áreas de topografia plana já na forma de rio. 
Rio corresponde a um curso de água que possui a capacidade  de se renovar, escoa em razão da declividade influenciado pela força da gravidade.